A Empresa Júnior do Curso de Comunicação e Jornalismo Imprensatriz, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) dá início ao projeto de capacitação aos acadêmicos. O primeiro minicurso ocorreu no dia 10 de outubro, teve a duração de 3h e ofereceu aos participantes certificados. Teve como tema a plataforma de currículo Lattes, que integra as bases de dados curriculares, grupos de pesquisa e instituições em um único sistema de informações, das áreas de Ciência e Tecnologia, a capacitação foi ministrada pela Dr. em Comunicação Camilla Quesada Tavares, que também é Coordenadora do projeto de Extensão de juniores.
O primeiro minicurso teve como objetivo oferecer aos acadêmicos da UFMA e de outras instituições de ensino, o suporte necessário para a iniciação científica. Em Imperatriz, mais preciso no curso de jornalismo, a produção acadêmica é bem ativa, em virtude disso, a prática de atualização do currículo Lattes deve ser um procedimento comum na rotina dos estudantes. A organização dos minicursos é de responsabilidade da diretoria de projeto da Empresa Júnior.
Para o Consultor de Projetos Marcus Marinho da Empresa Júnior de Comunicação Imperatriz, os minicursos é uma forma de aproximar os acadêmicos de experiências de mercado, também de manter uma relação da Imprensatriz, com o curso e a comunidade. “Quando entrei no curso não tive a oportunidade participar de eventos de capacitação, então como membro da Ej quero oferecer aos outros o que não tive” disse - Marcus Marinho.
Segundo a Estudante do 6° período de do Curso de Jornalismo Laís Gomes, o tema do minicurso é bem relevante, visto que tem muitos grupos de pesquisas na UFMA, assim o estudante que ingressar em algum, terá prática suficiente para atualizar seu currículo acadêmico. Ressalta: “o bom manuseio da plataforma Lattes é essencial para qualquer estudante que se interesse pela área da pesquisa”.